Não! Trabalhar com vendas não pode ser o plano B. Vendas foi e sempre será uma excelente oportunidade para quem gosta de trabalhar com gente e está disposto a enfrentar desafios diários. É preciso desenvolver um perfil de autoridade quando se trata de ser um especialista em vendas, pois comunicar-se de maneira clara exige algumas habilidades.
A geste selecionou algumas habilidades que podem ajudar você a se transformar em um especialista em vendas:
Vamos explicar cada uma dessas habilidades.
Sem rodeios, por favor!
As pessoas já não disponibilizam tanto tempo assim para quem vende. Seja objetivo e sem rodeios, tente dizer sempre a verdade e ser transparente nas palavras. As pessoas buscam a verdade e tem sido difícil passar a verdade para as pessoas. Se você tiver uma comunicação clara e eficiente, possivelmente os clientes tornarão a voltar.
Você não vai conseguir vender antes de compreender o produto que está ofertando. Dedique um tempo para criar argumentos de venda para cada produto. Tire todas as dúvidas sobre o produto, não se permita parecer um desconhecedor daquilo que está vendendo.
As pessoas são singulares, não adianta querer explicar tecnicamente sobre uma TV para alguém que não entende do assunto. Observe a idade, o comportamento e outras características de cada cliente e encontre a melhor forma de comunicação.
Não podemos mais trabalhar com venda passiva, precisamos de processos para a venda se tornar ativa. A equipe comercial precisa ir até o cliente. Se você quer ser objetivo e fazer a leitura certa do mercado, comece admitindo que as coisas mudaram. O cliente precisa ser garimpado e por isso as empresas estão evoluindo para implantar processos e rotinas automatizadas. Os clientes querem venda sem atrito e o seu papel precisa ser, seguir os processos de venda e buscar alcançar suas KPIs diariamente. É preciso usar um bom software CRM para coletar dados de vendas anteriores e gerar estratégias mais assertivas para os clientes em potencial, mostrando domínio dos interesses de seu público e do fluxo de mercado.
A verdade é que a mudança no mercado está forçando todas as empresas e profissionais de marketing e vendas a mudar sua rota e buscar a única alternativa existente para alcançar a independência do plano estratégico comercial em qualquer organização: o comercial ativo.
Nem mesmo uma loja de roupas, localizada em um shopping center, pode esperar pelo elevado fluxo de passantes. A necessidade urgente é tornar o processo de vendas ativo. A equipe de vendas precisa mudar de comportamento e isso só acontecerá quando a liderança compreender a importância disso. Vendedor parado, esperando cliente chegar, já não pode ser aceito. As empresas precisam de equipes ativas, que trabalhem a carteira de clientes diária e incansavelmente.